Post baseado na aula TOD do CURSO TEA E TDAH do Professor @fabricioassini.
O conhecimento adquirido me permitiu lançar um novo olhar para as crianças difíceis. Seu comportamento violento, agressivo 💥 e desafiante tira o norte dos que com elas convivem. 😵💫
O desespero de não saber o que fazer leva a condutas punitivas, jogos de poder, ♟️ agrava o comportamento, fecha os canais de comunicação. 😶
O cérebro destas crianças apresenta características que o diferem de seus pares:
🔄 Não fazem aprendizados com castigos e punições. Repetem os erros.
💪 Necessitam de fortes estímulos de recompensa: fazer o errado, dá uma adrenalina, dá prazer, dá o reforço.
😌 Enfrentar perigo é um estímulo forte.
As punições e castigos que recebem podem ser consideradas como estímulo de recompensa.
💓 Tem dificuldade de controlar os impulsos pela via da razão e são dominados pela emoção .
🤯 Quando contrariados ou perdem em jogos se descontrolam pela via da emoção.
COMO LIDAR ENTÃO COM ESTAS CRIANÇAS?
🛹 Os cuidadores devem entender que punições e castigos não adiantam e devem procurar ajuda profissional para criar estratégias, achar pontos de reforço positivo intenso, pensar em esportes radicais.
💊 Pensando em medicamentos, existem trabalhos que demonstram o uso do OMEGA 3 em doses adequadas contribuindo para diminuir a violência, os comportamentos impulsivos e condutas de risco.
😮💨 Sabe-se que comportamentos agressivos relacionam-se a falta severa de serotonina , assim como menores concentrações de dopamina, se relacionam a menor sensibilidade a recompensa.
🍃 O uso de suplementos que façam um aporte de serotonina e dopamina podem ser benéficos, assim como o tratamento homeopático visando a autorregulação.