Os 6 Pilares da Medicina do Estilo de Vida

Pilares da Medicina do Estilo de Vida

🍎 Nutrição

Uma nutrição adequada pode mudar a sua saúde, podendo ser utilizada como meio de tratamento de diversas doenças ou ser a principal causa do aparecimento de doenças novas. É importante dar prioridade a comida de verdade, diminuindo as idas ao mercado e aumentando as visitas as feiras.

🚴‍♀ Atividade Física

A Medicina do Estilo de Vida incentiva a prática regular de atividades físicas; segundo o colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida 150 minutos divididos durante a semana é o necessário, mas quanto mais melhor. Vale lembrar também que atividades domésticas, serviço braçal também contam como atividade física, mas é sempre bom reservar um tempinho a mais só pra isso.

😴 Sono

Falta de qualidade no sono pode provocar falta de concentração, dificuldades com a memória e também o agravamento de doenças crônicas. É necessário dormir sempre com qualidade.

🚫 Controle de Tóxicos

Drogas lícitas ou ilícitas prejudicam a qualidade de vida, a curto, mas principalmente a longo prazo e seu uso é fortemente desencorajado.
Deve haver inclusive moderação no consumo de álcool.

💆💆‍♂ Administração do Estresse

A forma que se lida com os acontecimentos, impacta na produção de hormônios, especialmente o cortisol. A alta concentração de cortisol pode levar a sintomas crônicos e também ao aparecimento de doenças como depressão.

💞 Relacionamentos & Espiritualidade

Relacionamentos harmônicos são associados também a longevidade. Estar próximo de quem amamos melhora nossa qualidade de vida. Também devemos lembrar da forma como nos relacionamos com nós mesmos, pois ela interfere na forma como nos relacionamos com os outros ao nosso redor. Se isolar aumenta a chance de desenvolver doenças.

Fonte: CBMEV – Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida